9,0
10,0
8,5
Cabrito, Caça, Cozido, Enchidos e Fumeiro
-
25 mai. 2024
Na minúscula e perdida aldeia de Pereiro, algures entre São João da Pesqueira e Vila Nova de Foz Côa, fomos ao Ernestus num dos nossos fim-de-semanas "motard".
Numa sala pequena com 2 mesas corridas, fomos muitíssimo bem recebidos pela Dona Lídia e a Carla - "a Nora" - que têm orgulho no espaço e na história daquela aldeia e gostam de partilhar com quem recebem. Sempre atentas, conversadoras e simpáticas, nunca faltou nada na mesa.
Obrigatório marcar com antecedência e combinar com a Dona Lídia quais os pratos principais da refeição.
Todos os pratos são de ingredientes locais e, no nosso caso, foram um cabrito e umas postas de vitela.
Na entrada, uma alheira picante qb, queijo de cabra e presunto, tudo ótimo.
Depois o cabrito acompanhado por uma esmagada de azedas (uma espécie de puré de batata misturado com azedas selvagens) e um arroz de forno. Tudo absolutamente perfeito - o cabrito foi provavelmente o melhor que já comi e a esmagada de azedas é algo completamente fora de normal e com um sabor inesquecível.
De seguida e já com a barriga cheia do cabrito, chegaram as postas de vitela boas mas que podiam ser um pouco mais tenras.
Para finalizar, uma grande travessa de um excelente leite creme queimado na hora que foi rapada em 2 minutos.
Uma experiência inesquecível e obrigatória num lugar para voltar vezes sem conta para experimentar também as outras especialidades da Dona Lídia e sem a limitação de pegar na mota a seguir.